O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CHEGOU PARA FAZER A DIFERENÇA

A Cesrei, que conta com os cursos de Direito e Publicidade e Propaganda reconhecidos com distinção pelo MEC, passa a oferecer, a partir de 2016.2, o curso de bacharelado em Administração. Com o compromisso de manter o padrão de qualidade em ensino superior e, em consonância com as novas exigências da sociedade globalizada, a Cesrei se propõe a fazer a diferença: matriz curricular atualizada, corpo docente formado por mestres e doutores e uma boa estrutura física. O que você está esperando? Vem pra Cesrei!

Habilidades do administrador

O administrador formado pela Cesrei terá, entre outras, competências e habilidades para: atuar na profissão com iniciativa, criatividade e determinação; exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão; criar, implementar e consolidar projetos em organizações; transferir e generalizar conhecimentos; realizar consultorias em administração. A atuação desse profissional, bastante diversificada, pode ocorrer nas áreas de Gestão Financeira, Consultoria, Auditoria, Logística, Vendas, Comércio Exterior, Recursos Humanos, Marketing, entre outras áreas afins.

Por que cursar Administração?

• Curso de curta duração;
• Profissão que mais garante empregabilidade;
• Inúmeras opções de atuação profissional;
• Melhor custo x benefício de todas as profissões;
• Salários compensadores,
• Possibilidade de se tornar empreendedor.

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Administração da FARR tem como objetivos:

• Formar administradores aptos a atuar nas organizações em geral, com forte base em valores como responsabilidade social, justiça e ética profissional, com formação humanística e técnica que propicie visão global para compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e com o qual deve sentir-se comprometido;
• Formar profissionais com capacidade de análise, observação, inquietação e espírito empreendedor, para atuar nas diversas modalidades inerentes à área, como profissionais liberais ou não, buscando sempre o desenvolvimento do mercado e da comunidade;
• Capacitar profissionais qualificados para criar, manter e melhorar os processos de gestão em organizações públicas ou privadas;
• Formar profissionais capazes de atuar no campo da administração em qualquer de suas áreas em contextos múltiplos, buscando a integração efetiva entre teoria e campo empírico nas abordagens disciplinares e interdisciplinares, aplicando os conteúdos adquiridos em sociedade do novo milênio.

O curso possui duração mínima de 4 (quatro) anos e máxima de 7 (sete) anos.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

Em observância ao que determina o Artigo 3º das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Administração, a FARR visa a formar bacharéis em Administração com perfil de liderança, visão generalista das organizações e senso prático para solucionar problemas empresariais, aptos para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento.

Nesse sentido, forma-se um profissional capaz de atuar nos processos decisórios de organizações de grande ou pequeno porte, pública ou privada, em consonância com o que determina as diretrizes curriculares nacionais para o curso, com habilidades para:

I. reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos, além de exercer, em diferentes graus de complexidade, a gestão da tomada de decisão;

II. desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais e intergrupais;

III. refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

IV. desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos sociais e organizacionais;

V. ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e implicações éticas do seu exercício profissional;

VI. desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e para o seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional facilmente adaptável;

VII. desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos;

VIII. desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.

Dessa forma, o acadêmico e o egresso do curso de Administração, por meio do aprendizado em Filosofia, Psicologia e Sociologia, que contextualiza o homem como indivíduo e como sociedade, entendem que transparência e respeito são condições indispensáveis para o crescimento profissional das organizações.

O administrador formado pela FARR terá competências e habilidades para:
• Reconhecer e definir problemas;
• Equacionar soluções;
• Pensar estrategicamente;
• Introduzir modificações no processo produtivo;
• Atuar preventivamente;
• Transferir e generalizar conhecimentos;
• Exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão;
• Atuar na profissão com iniciativa, criatividade, determinação e vontade de aprender;
• Estar aberto às mudanças, consciente da qualidade e das implicações éticas de sua presença;
• Criar, implementar e consolidar projetos em organizações;
• Realizar consultorias em administração;
• Elaborar pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.

CURRÍCULO

Estrutura Curricular

A Regulamentação do Curso de Administração
A Lei nº 4.769, de 22 de setembro de 1965, que dispõe sobre o exercício da profissão de Administrador e dá outras providências, reza, em seu Artigo 1º:

O Grupo da Confederação Nacional das Profissões Liberais, constante do Quadro de Atividades e Profissões, anexo à Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, é acrescido da categoria profissional de Administrador.

Em 1967, a profissão de Administrador é regulamentada pelo Decreto-Lei n º 61.934, de 22 de setembro de 1967, de acordo com a Lei nº 4.769, de 22 de setembro de 1965.

De acordo com o Conselho Federal de Administração (CFA) e o Conselho Regional de Administração (CRA), bem como o Manual de Administração do CFA, datado de 1994, são considerados campos privativos do Administrador:

• ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – subcampos: Análise Financeira, Assessoria Financeira, Assistência Técnica Financeira, Consulta Técnica Financeira, Diagnóstico Financeiro, Orientação Financeira, Pareceres de Viabilidade Financeira, Projeções Financeiras, Projetos Financeiros, Sistemas Financeiros, Administração de Bens e Valores, Administração de Capitais, Controladoria, Controle de Custos, Levantamento de Aplicação de Recursos, Arbitragens, Controle de Bens Patrimoniais, Participação em outras Sociedades (Holding), Planejamento de Recursos, Plano de Cobrança, Projetos de Estudo e Preparo para Financiamento.

• ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL – subcampos: Administração de Estoque, Assessoria de Compras, Assessoria de Estoque, Assessoria de Materiais, Catalogação de Materiais, Controle de Materiais, Estudo de Materiais, Logística, Orçamento e Procura de Materiais, Planejamento de Compras, Sistemas de Suprimentos.

• ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA – subcampos: Administração de Vendas, Canais de Distribuição, Consultoria Promocional, Coordenação de Promoções, Estudos de Mercado, Informações Comerciais Extra Contábeis, Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Desenvolvimento do Produto, Planejamento de Vendas, Promoções, Técnica Comercial, Técnica de Varejo (grandes magazines).

• RELAÇÕES INDUSTRIAIS E ADMINISTRAÇÃO & SELEÇÃO DE PESSOAL – subcampos: Cargos e Salários, Controle de Pessoal, Coordenação de Pessoal, Desenvolvimento de Pessoal, Interpretação de Performances, Locação de Mão de Obra, Pessoal Administrativo, Pessoal de Operações, Recrutamento, Recursos Humanos, Seleção, Treinamento.

• ORÇAMENTO – subcampos: Controle de Custos, Controle e Custo Orçamentário, Elaboração de Orçamentos, Implantação de Sistemas, Projeções, Provisões e Previsões.

• ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS & PROGRAMAS DE TRABALHO – subcampos: Administração de Empresas, Análise de Formulários, Análise de Métodos, Análise de Processos, Análise de Sistemas, Assessoria Administrativa, Assessoria Empresarial, Assistência Administrativa, Auditoria Administrativa, Consultoria Administrativa, Controle Administrativo, Gerência Administrativa e Projetos, Implantação de Controle e Projetos, Implantação de Estruturas Empresariais, Implantação de Métodos e Processos, Implantação de Planos, Implantação de Serviços, Implantação de Sistemas, Organização Administrativa, Organização de Empresa, Organização e Implantação de Custos, Pareceres Administrativos, Perícias Administrativas, Planejamento Empresarial, Planos de Racionalização e Reorganização, Processamento de Dados, Projetos Administrativos, Racionalização.

• ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO – subcampos: Controle da Produção, Pesquisa de Produção, Planejamento da Produção, Planejamento e Análise de Custo.

• CAMPOS CONEXOS – subcampos: Administração de Consórcio, Administração de Comércio Exterior, Administração de Cooperativas, Administração Hospitalar, Administração de Condomínios, Administração de Imóveis, Administração de Processamento de Dados, Administração Rural, Administração Hoteleira, Turismo, Factoring.

Diante de tantas possibilidades, citamos Leandro Vieira em seu livro Seu futuro em Administração. Ele diz: “Os administradores são aqueles que realizam os sonhos dos outros, que permitem os gênios, os inventores, os nerds, os cientistas, os inovadores, os empreendedores a tirarem as suas ideias do papel. Os profissionais de administração podem ser úteis à sociedade ajudando a construir um país mais eficiente, eficaz e econômico.”

MATRIZ CURRICULAR

A matriz curricular do curso está organizada de forma a apresentar, em 08 (oito) semestres letivos, conteúdos curriculares de natureza científico-cultural, ações práticas, incluindo o estágio de prática profissional, e atividades complementares, que irão propiciar conhecimentos e situações de aprendizagem, necessários ao desenvolvimento das competências e habilidades exigidas no perfil do bacharel em Administração formado pela Faculdade Reinaldo Ramos.

 

CARGA HORÁRIA POR PERÍODO
1º SEMESTRE
SEMANAL
SEMESTRAL
PRÉ-REQUISITO
Metodologia do Trabalho Científico 02 36
Leitura e Produção de Texto 04 72
Teoria Geral da Administração I 04 72
Psicologia Aplicada à Administração 02 36
Sociologia Aplicada à Administração 04 72
Matemática Aplicada à Administração 04 72
TOTAL 20 360
2º SEMESTRE
SEMANAL
SEMESTRAL
PRÉ-REQUISITO
Teoria Geral da Administração II 04 72 Teoria Geral da Administração I
Economia 04 72
Contabilidade Geral 04 72
Introdução ao Estudo do Direito 02 36
Filosofia 02 36
Estatística 04 72
TOTAL 20 360
3º SEMESTRE
SEMANAL
SEMESTRAL
PRÉ-REQUISITO
Marketing 04 72
Contabilidade Gerencial 02 36
Fundamentos de Administração Pública 04 72
Matemática Financeira 04 72
Gestão e Direito Ambiental 02 36
Informática Aplicada à Administração 02 36
Direito Constitucional 02 36
TOTAL 20 360
4º SEMESTRE
SEMANAL
SEMESTRAL
PRÉ-REQUISITO
Organização, Sist. e Métodos de Informação 04 72
Planejamento Público 04 72
Gestão de Pessoas I 04 72
Direito Empresarial 02 36
Gerência de Marketing 02 36
Legislação Social 02 36
Eletiva 02 36
TOTAL 20 360
5º SEMESTRE
SEMANAL
SEMESTRAL
PRÉ-REQUISITO
Administração da Produção 04 72
Administração de Rec. Materiais e Logística 04 72
Políticas Públicas 02 36
Gestão de Pessoas II 02 36 Gestão de Pessoas I
Direito Administrativo 02 36
Administração Financeira e Orçamentária 04 72
Eletiva 02 36
TOTAL 20 360
6º SEMESTRE
SEMANAL
SEMESTRAL
PRÉ-REQUISITO
Contabilidade Pública 04 72
Direito Tributário 04 72
Planejamento Estratégico 04 72
Sistemas de Inform. e Tomada de Decisão 02 36
Empreendedorismo 02 36
Ética e Responsabilidade Social 02 36
Eletiva 02 36
TOTAL 20 360
7º SEMESTRE
SEMANAL
SEMESTRAL
PRÉ-REQUISITO
Gestão da Qualidade 04 72
Orçamento Público 04 72
Direito do Trabalho 04 72
Tópicos Especiais em Administração 04 72
Estudos Aplicados à Teoria dos Jogos 04 72
Estágio Supervisionado I 08 160
TOTAL 28 520
8º SEMESTRE
SEMANAL
SEMESTRAL
PRÉ-REQUISITO
Trabalho de Conclusão de Curso 04 72
Direito Econômico 04 72
Prestação de Contas Públicas 04 72
Elaboração e Administração de Projetos 04 72
Estágio Supervisionado II 08 160 Estágio Supervisionado I
TOTAL 24 432

 

INTEGRALIZAÇAO CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
COMPONENTES CURRICULARES
CARGA HORÁRIA
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS 2.700h
DISCIPLINAS OPTATIVAS 108h
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 320h
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 120h
Carga Horária Total do Curso 3.248h

VALOR DA MENSALIDADE

Bacharelado em Administração: R$ 748,00 – desconto pela pontualidade: 5% – convênio com SINTAB, ASTAJ, ACI e Polícia Militar

A matrícula é o adiantamento da primeira mensalidade.

O valor fixado para os serviços educacionais não sofrerá reajuste durante o ano letivo, exceto se houver mudanças na legislação econômica e de salários que importe em alterações substanciais nos custos incorridos.

A Faculdade Cesrei oferece diversas possibilidades de financiamento para os seus alunos, entre elas o FIES e o novo financiamento PRAVALER, onde o aluno tem o tempo de até o dobro de tempo do curso para pagar o seu financiamento. Para maiores informações processo de contratação clique AQUI.