Objetivos do Curso

O uso intensivo dos meios de comunicação mostra que a linguagem é o meio de comunicação universal, devendo ser utilizada nas suas diferentes formas para educar e produzir conhecimentos valiosos para toda a humanidade. Dada sua importância, a formação de profissionais para atuarem nessa área surgiu como uma necessidade social.

O curso de graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda implantado pela Faculdade Reinaldo Ramos (FARR) tem como objetivos principais:

  • Qualificar o profissional com competências e habilidades para desenvolver atividades técnicas em agências de propaganda, veículos de comunicação, departamentos de publicidade e instituições públicas, como também para assessorar pessoas e organizações, com postura crítica e ética na elaboração da comunicação publicitária;
  • Formar o profissional de Publicidade e Propaganda comprometido com a análise crítica das práticas sociais relacionadas com as mídias e suas articulações culturais, políticas e econômicas;
  • Desenvolver a pesquisa da tecnologia da informação e sua inserção no desenvolvimento de novas estratégias de publicidade e propaganda;
  • Propiciar a disseminação de linguagens, estratégias e tecnologias midiáticas, contribuindo para o desenvolvimento cultural local e regional.

O curso possui duração mínima de 4 (quatro) anos e máxima de 7 (sete) anos.

Perfil do Profissional a Ser Formado

São funções do profissional de Publicidade e Propaganda a ser formado pela FARR/CESREI:

  • Análise de processos globais do mercado publicitário;
  • Desenvolvimento de instrumentos de avaliação dos processos publicitários;
  • Análise do processo de relacionamento agência – empresa – fornecedor;
  • Execução de planos de marketing e de publicidade e propaganda;
  • Acompanhamento e controle da atividade publicitária;
  • Análise e classificação da segmentação de mercado;
  • Desenvolvimento do processo criativo e suas técnicas;
  • Domínio das linguagens publicitárias em perspectiva tecnológica, de criação, produção e interpretação;
  • Reflexão crítica dos valores ético-políticos da publicidade e de sua prática profissional.

Com base nesse perfil, em suas dimensões genérica e específica, o profissional de Publicidade e Propaganda egresso da FARR estará capacitado para desenvolver, entre outras, as seguintes atribuições no mercado de trabalho:

  • Atuar na área de planejamento, criação, produção e avaliação de campanhas de publicidade e propaganda;
  • Planejar e controlar as diretrizes de comunicação de produtos e serviços de uma empresa, com base em estratégias de marketing;
  • Administrar, planejar e promover eventos;
  • Planejar e executar pesquisas de opinião e de mercado;
  • Administrar agências de publicidade;
  • Assessorar empresas industriais e comerciais, bem como instituições públicas, na divulgação de produtos, serviços, idéias, marcas etc.

O mercado de trabalho para esse profissional é constituído por agências de publicidade, produtoras e empresas ligadas à comunicação, empresas industriais e comerciais, instituições públicas, bem como cursos de formação profissional na área de Publicidade e Propaganda.

CURRÍCULO

Estrutura Curricular

O currículo do curso de Publicidade e Propaganda da FARR tem como referências básicas os seguintes documentos:

  • Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que define as diretrizes e bases da educação nacional;
  • Parecer CNE/CES nº 492, de 3 de abril de 2001, que estabelece as diretrizes curriculares nacionais para os cursos da área de Comunicação Social;
  • Resolução CNE/CES nº 16, de 13 de março de 2002, que estabelece as diretrizes curriculares para a área de Comunicação Social e suas habilitações;
  • Documento Padrões de Qualidade para Cursos de Comunicação Social, produzido pela Comissão de Especialistas de Ensino de Comunicação Social do MEC/SESu.

A estrutura curricular foi organizada de forma a oferecer ao estudante uma visão teórico-conceitual na área de comunicação, além de conhecimentos ético-políticos e analíticos sobre a atualidade, incluindo linguagens, técnicas e tecnologias no campo da Publicidade e Propaganda.

As disciplinas, que são os mecanismos de concretização desses conhecimentos, têm seus conteúdos organizados de forma a proporcionarem aos estudantes, desde o 1º semestre do curso, reflexões teóricas, questionamentos críticos, discussão da realidade e execução de práticas inerentes ao mundo publicitário.

O curso tem seu currículo pleno organizado em oito semestres letivos, integrando conhecimentos teóricos e práticos, numa inter-relação harmônica e lógica num mesmo bloco, e de um bloco para outro. Essa diretriz está presente na ementa de cada disciplina e deverá ser seguida por todos os professores.

Ao integrar as disciplinas, o currículo prevê o desenvolvimento de estágios no campo de trabalho do profissional de Publicidade e Propaganda, bem como a realização de atividades complementares.

O curso tem uma carga horária total de 2.810 horas.

A matriz curricular apresenta a organização dos semestres, identificando a denominação, a carga horária, o número de horas teóricas e práticas, os pré-requisitos.

Regime Acadêmico

Com duração de quatro anos, organizados em oito semestres letivos, o curso será desenvolvido em forma de seriado semestral, estruturado em blocos curriculares. O sistema de bloco exige que o aluno efetive matrícula em todas as disciplinas ofertadas, resultando em um regime de pré-requisito lógico, por semestre letivo.

O regime acadêmico adotado no curso tem a finalidade de disciplinar o estudante para a integralização do currículo no tempo previsto na matriz curricular. Entretanto, está prevista a possibilidade de recuperação ou seqüência natural de estudos para o estudante que não logre aprovação em determinadas disciplinas do semestre. Essa possibilidade poderá ser viabilizada através dos seguintes mecanismos:

  • matrícula no semestre seguinte com dependência de até duas disciplinas do semestre anterior, observados os pré-requisitos lógicos da seqüência de aprendizagem, prevista na organização das disciplinas nos blocos curriculares;
  • instituição de um período especial de estudos, nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano, para oferta de disciplinas que tenham um significativo número de estudantes fora do bloco curricular, seja por reprovação ou por cancelamento.

Serão oferecidas 100 vagas por ano, no turno da noite, com processo seletivo semestral para entrada de 50 alunos.

Dimensões das turmas:

  • aulas teórico-práticas – até 50 alunos;
  • atividades de laboratório e oficinas – até 18 alunos;
  • estágio supervisionado – 10 alunos.

Limites do curso:

  • duração mínima – 4 anos;
  • duração máxima – 7 anos.

O título acadêmico conferido ao concludente será o de Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda.

Matriz Curricular

SEMESTRE
DISCIPLINA
C.H.
SEMESTRAL
C.H.
TEÓRICA
C.H.
PRÁTICA
C.H.
SEMANAL
PRÉ-REQUISITO
I
(1º ano)
1. Língua Portuguesa: Linguagem Publicitária 60 60 04
2. História da Comunicação 60 60 04
3. Introdução à Publicidade e Propaganda 60 60 04
4. Oficina de Criação 30 15 15 02
5. Metodologia do Trabalho Científico 30 15 15 02
6. Técnicas de Desenho e Ilustração 30 15 15 02
Total de horas 300 Total de créditos 20
II
(1º ano)
7. Língua Portuguesa: Mensagem Publicitária 60 60 04 1
8. Teoria da Comunicação 60 60 04
9. Expressão Gráfica 30 15 15 02
10. Filosofia da Comunicação 30 30 02
11. Fotografia Publicitária 60 60 04
12. Sociologia da Comunicação 30 30 02
13. Novas Tecnologias da Comunicação 30 30 02
Total de horas 300 Total de créditos 20
III
(2º ano)
14. Fundamentos de Marketing 60 60 04
15. Ética e Legislação Publicitária 60 60 04
16. Comunicação Comparada 60 60 04
17. Desenvolvimento de Identidade Visual 60 30 30 04 9
18. Psicologia da Comunicação 30 30 02
19. Criação de Portfólio 30 15 15 02
20. Componente Curricular Eletivo 30 30 02
Total de horas 330 Total de créditos 22
IV
(2º ano)
21. Estética e História da Arte 60 60 04
22. Comportamento do Consumidor 60 60 04 18
23. Redação Publicitária I 60 30 30 04 7
24. Direito do Consumidor 30 30 02 15
25. Criação Visual e Direção de Arte 60 30 30 04 17
26. Estatística Aplicada 30 15 15 02
27. Componente Curricular Eletivo 30 02
Total de horas 330 Total de créditos 22
V
(3º ano)
28. Atendimento em Publicidade e Propaganda 60 30 30 04
29. Redação Publicitária II 60 30 30 04 23
30. Fundamentos da Semiótica 60 60 04 21
31. Produção Publicitária em Áudio 60 30 30 04
32. Pesquisa de Mercado 60 60 04 26
33. Componente Curricular Eletivo 30 02
Total de horas 330 Total de créditos 22
VI
(3º ano)
34. Administração e Organização Publicitária 30 15 15 02
35. Estratégias de Mídia 60 30 30 04
36. Metodologia da Pesquisa Científica 30 15 15 02 5
37. Produção Publicitária em Vídeo 60 30 30 04 31
38. Planejamento de Campanha 60 30 30 04
39. Estágio Supervisionado I 150 150 10 Todas do I ao V
40. Componente Curricular Eletivo 30 02
Total de horas 420 Total de créditos 28
VII
(4º ano)
41. Marketing Digital 60 30 30 04
42. Produção Publicitária em Mídia Impressa 60 30 30 04 37
43. Gestão Estratégica de Marcas 60 30 30 04
44. Promoção de Vendas e Merchandising 30 15 15 02
45. Estágio Supervisionado II 150 150 10 39
46. Projeto Experimental I 90 45 45 04 36 e 38
Total de horas 450 Total de créditos 28
VIII
(4º ano)
47. Apresentação e Defesa de Campanha Publicitária 60 30 30 04
48. Empreendedorismo 30 30 02
49. Projeto Experimental II 60 30 30 04 46
50. Produção Publicitária em Novas Mídias 90 45 45 04 41 e 42
51. Responsabilidade Sócio-Ambiental em Publicidade 30 30 02
Total de horas 270 Total de créditos 14
O
P
T
A
T
I
V
A
S
Planejamento Promocional de Eventos 30 15 15 02
Técnicas de Animação 30 15 15 02
Advergames 30 15 15 02
Marketing Religioso 30 15 15 02
Gestão Financeira em Agência de Publicidade 30 30 02
Comunicação e Desenvolvimento Regional 30 30 02
Libras – Língua Brasileira de Sinais 30 15 15 02
Publicidade Sensorial 30 15 15 02
Redação e Produção em Revista 30 15 15 02
Produção Textual 30 15 15 02
Design de Embalagens 30 15 15 02
Propaganda Política e Marketing Eleitoral 30 15 15 02
Tópicos Especiais em Publicidade e Propaganda 30 15 15 02
Diagramação e Editoração Eletrônica 30 15 15 02

QUADRO-RESUMO

COMPONENTES CURRICULARES
CARGA HORÁRIA EM HORA RELÓGIO
Disciplinas Teórico-Práticas Obrigatórias 2.130
Disciplinas Teórico-Práticas Eletivas 120
Trabalho de Conclusão de Curso 180
Estagio Supervisionado 300
Atividades Complementares 200

VALOR DA MENSALIDADE

Bacharelado em Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda: R$ 731,50 – desconto pela pontualidade: 5% – convênio com SINTAB, ASTAJ, ACI e Polícia Militar

A matrícula é o adiantamento da primeira mensalidade.

O valor fixado para os serviços educacionais não sofrerá reajuste durante o ano letivo, exceto se houver mudanças na legislação econômica e de salários que importe em alterações substanciais nos custos incorridos.

A Faculdade Cesrei oferece diversas possibilidades de financiamento para os seus alunos, entre elas o FIES e o novo financiamento PRAVALER, onde o aluno tem o tempo de até o dobro de tempo do curso para pagar o seu financiamento. Para maiores informações processo de contratação clique AQUI.