Objetivos do Curso

Objetivos do Curso

O uso intensivo dos meios de comunicação mostra que a linguagem é o meio de comunicação universal, devendo ser utilizada nas suas diferentes formas para educar e produzir conhecimentos valiosos para toda a humanidade. Dada sua importância, a formação de profissionais para atuarem nessa área surgiu como uma necessidade social.

O curso de graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda implantado pela Faculdade Reinaldo Ramos (FARR) tem como objetivos principais:

  • Qualificar o profissional com competências e habilidades para desenvolver atividades técnicas em agências de propaganda, veículos de comunicação, departamentos de publicidade e instituições públicas, como também para assessorar pessoas e organizações, com postura crítica e ética na elaboração da comunicação publicitária;
  • Formar o profissional de Publicidade e Propaganda comprometido com a análise crítica das práticas sociais relacionadas com as mídias e suas articulações culturais, políticas e econômicas;
  • Desenvolver a pesquisa da tecnologia da informação e sua inserção no desenvolvimento de novas estratégias de publicidade e propaganda;
  • Propiciar a disseminação de linguagens, estratégias e tecnologias midiáticas, contribuindo para o desenvolvimento cultural local e regional.

O curso possui duração mínima de 4 (quatro) anos e máxima de 7 (sete) anos.

Perfil do Profissional a Ser Formado

Perfil do Profissional a Ser Formado

São funções do profissional de Publicidade e Propaganda a ser formado pela FARR/CESREI:

  • Análise de processos globais do mercado publicitário;
  • Desenvolvimento de instrumentos de avaliação dos processos publicitários;
  • Análise do processo de relacionamento agência – empresa – fornecedor;
  • Execução de planos de marketing e de publicidade e propaganda;
  • Acompanhamento e controle da atividade publicitária;
  • Análise e classificação da segmentação de mercado;
  • Desenvolvimento do processo criativo e suas técnicas;
  • Domínio das linguagens publicitárias em perspectiva tecnológica, de criação, produção e interpretação;
  • Reflexão crítica dos valores ético-políticos da publicidade e de sua prática profissional.

Com base nesse perfil, em suas dimensões genérica e específica, o profissional de Publicidade e Propaganda egresso da FARR estará capacitado para desenvolver, entre outras, as seguintes atribuições no mercado de trabalho:

  • Atuar na área de planejamento, criação, produção e avaliação de campanhas de publicidade e propaganda;
  • Planejar e controlar as diretrizes de comunicação de produtos e serviços de uma empresa, com base em estratégias de marketing;
  • Administrar, planejar e promover eventos;
  • Planejar e executar pesquisas de opinião e de mercado;
  • Administrar agências de publicidade;
  • Assessorar empresas industriais e comerciais, bem como instituições públicas, na divulgação de produtos, serviços, idéias, marcas etc.

O mercado de trabalho para esse profissional é constituído por agências de publicidade, produtoras e empresas ligadas à comunicação, empresas industriais e comerciais, instituições públicas, bem como cursos de formação profissional na área de Publicidade e Propaganda.

CURRÍCULO

CURRÍCULO

Estrutura Curricular

O currículo do curso de Publicidade e Propaganda da FARR tem como referências básicas os seguintes documentos:

  • Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que define as diretrizes e bases da educação nacional;
  • Parecer CNE/CES nº 492, de 3 de abril de 2001, que estabelece as diretrizes curriculares nacionais para os cursos da área de Comunicação Social;
  • Resolução CNE/CES nº 16, de 13 de março de 2002, que estabelece as diretrizes curriculares para a área de Comunicação Social e suas habilitações;
  • Documento Padrões de Qualidade para Cursos de Comunicação Social, produzido pela Comissão de Especialistas de Ensino de Comunicação Social do MEC/SESu.

A estrutura curricular foi organizada de forma a oferecer ao estudante uma visão teórico-conceitual na área de comunicação, além de conhecimentos ético-políticos e analíticos sobre a atualidade, incluindo linguagens, técnicas e tecnologias no campo da Publicidade e Propaganda.

As disciplinas, que são os mecanismos de concretização desses conhecimentos, têm seus conteúdos organizados de forma a proporcionarem aos estudantes, desde o 1º semestre do curso, reflexões teóricas, questionamentos críticos, discussão da realidade e execução de práticas inerentes ao mundo publicitário.

O curso tem seu currículo pleno organizado em oito semestres letivos, integrando conhecimentos teóricos e práticos, numa inter-relação harmônica e lógica num mesmo bloco, e de um bloco para outro. Essa diretriz está presente na ementa de cada disciplina e deverá ser seguida por todos os professores.

Ao integrar as disciplinas, o currículo prevê o desenvolvimento de estágios no campo de trabalho do profissional de Publicidade e Propaganda, bem como a realização de atividades complementares.

O curso tem uma carga horária total de 2.810 horas.

A matriz curricular apresenta a organização dos semestres, identificando a denominação, a carga horária, o número de horas teóricas e práticas, os pré-requisitos.

VAGAS AUTORIZADAS

VAGAS AUTORIZADAS

Serão oferecidas 100 vagas por ano, no turno da noite, com processo seletivo semestral para entrada de 50 alunos.

Dimensões das turmas:

  • aulas teórico-práticas – até 50 alunos;
  • atividades de laboratório e oficinas – até 18 alunos;
  • estágio supervisionado – 10 alunos.

Limites do curso:

  • duração mínima – 4 anos;
  • duração máxima – 8 anos.

O título acadêmico conferido ao concludente será o de Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda.

Matriz Curricular

Matriz Curricular

SEMESTRE
DISCIPLINA
C.H.
SEMESTRAL
C.H.
TEÓRICA
C.H.
PRÁTICA
C.H.
SEMANAL
PRÉ-REQUISITO
I
(1º ano)
1. Língua Portuguesa: Linguagem Publicitária606004
2. História da Comunicação606004
3. Introdução à Publicidade e Propaganda606004
4. Oficina de Criação30151502
5. Metodologia do Trabalho Científico30151502
6. Técnicas de Desenho e Ilustração30151502
Total de horas300Total de créditos20
II
(1º ano)
7. Língua Portuguesa: Mensagem Publicitária6060041
8. Teoria da Comunicação606004
9. Expressão Gráfica30151502
10. Filosofia da Comunicação303002
11. Fotografia Publicitária606004
12. Sociologia da Comunicação303002
13. Novas Tecnologias da Comunicação303002
Total de horas300Total de créditos20
III
(2º ano)
14. Fundamentos de Marketing606004
15. Ética e Legislação Publicitária606004
16. Comunicação Comparada606004
17. Desenvolvimento de Identidade Visual603030049
18. Psicologia da Comunicação303002
19. Criação de Portfólio30151502
20. Componente Curricular Eletivo303002
Total de horas330Total de créditos22
IV
(2º ano)
21. Estética e História da Arte606004
22. Comportamento do Consumidor60600418
23. Redação Publicitária I603030047
24. Direito do Consumidor30300215
25. Criação Visual e Direção de Arte6030300417
26. Estatística Aplicada30151502
27. Componente Curricular Eletivo3002
Total de horas330Total de créditos22
V
(3º ano)
28. Atendimento em Publicidade e Propaganda60303004
29. Redação Publicitária II6030300423
30. Fundamentos da Semiótica60600421
31. Produção Publicitária em Áudio60303004
32. Pesquisa de Mercado60600426
33. Componente Curricular Eletivo3002
Total de horas330Total de créditos22
VI
(3º ano)
34. Administração e Organização Publicitária30151502
35. Estratégias de Mídia60303004
36. Metodologia da Pesquisa Científica301515025
37. Produção Publicitária em Vídeo6030300431
38. Planejamento de Campanha60303004
39. Estágio Supervisionado I15015010Todas do I ao V
40. Componente Curricular Eletivo3002
Total de horas420Total de créditos28
VII
(4º ano)
41. Marketing Digital60303004
42. Produção Publicitária em Mídia Impressa6030300437
43. Gestão Estratégica de Marcas60303004
44. Promoção de Vendas e Merchandising30151502
45. Estágio Supervisionado II1501501039
46. Projeto Experimental I9045450436 e 38
Total de horas450Total de créditos28
VIII
(4º ano)
47. Apresentação e Defesa de Campanha Publicitária60303004
48. Empreendedorismo303002
49. Projeto Experimental II6030300446
50. Produção Publicitária em Novas Mídias9045450441 e 42
51. Responsabilidade Sócio-Ambiental em Publicidade303002
Total de horas270Total de créditos14
O
P
T
A
T
I
V
A
S
Planejamento Promocional de Eventos30151502
Técnicas de Animação30151502
Advergames30151502
Marketing Religioso30151502
Gestão Financeira em Agência de Publicidade303002
Comunicação e Desenvolvimento Regional303002
Libras – Língua Brasileira de Sinais30151502
Publicidade Sensorial30151502
Redação e Produção em Revista30151502
Produção Textual30151502
Design de Embalagens30151502
Propaganda Política e Marketing Eleitoral30151502
Tópicos Especiais em Publicidade e Propaganda30151502
Diagramação e Editoração Eletrônica30151502

QUADRO-RESUMO

COMPONENTES CURRICULARES
CARGA HORÁRIA EM HORA RELÓGIO
Disciplinas Teórico-Práticas Obrigatórias2.130
Disciplinas Teórico-Práticas Eletivas120
Trabalho de Conclusão de Curso180
Estagio Supervisionado300
Atividades Complementares200