APRESENTAÇÃO

A Psicopedagogia é uma área que se volta aos estudos os processos de ensino-aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, identificando também as dificuldades que impedem o estudante de seguir o curso do seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social em sala de aula. Sendo uma área de amplo diálogo interdisciplinar, a Psicopedagogia utiliza-se conhecimentos da Pedagogia, da Psicanálise, da Psicologia, da Sociologia e da Antropologia.

Considerando que o ser humano está em permanente formação, a Coordenação Acadêmica da FARR constituiu o Serviço de Apoio Psicopedagógico – SAPS a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e, consequentemente do Plano de Políticas Institucionais – PPI, voltando suas atividades para o acompanhamento e valorização do aluno, envolvendo também o apoio na formação permanente do corpo docente, com ações de planejamento, semanas pedagógicas, palestras e capacitações.

O foco central do SAPS é acompanhar e analisar o comportamento do discente, o relacionamento interpessoal e a aprendizagem, promovendo intervenções em caso de fracasso escolar ou evasão. Este serviço interage diretamente com o Núcleo Docente Estruturante, constituído por uma equipe ligada as coordenações de curso, possibilitando um diálogo sistemático com os que fazem a comunidade acadêmica.

OBJETIVOS

Geral
Desenvolver um serviço de apoio e acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, envolvendo toda a comunidade acadêmica da FARR, tanto em nível de graduação como de pós-graduação, desenvolvendo um olhar psicossocial na compreensão dos sujeitos com compõem esse espaço de construção do conhecimento.

Específicos
– Atuar sobre as dificuldades e insatisfações dos alunos que ocasionam o baixo rendimento, a evasão, as faltas e o fracasso escolar;
– Acompanhar o aluno durante todo o seu percurso institucional, juntamente com as demandas encaminhadas pelas coordenações de curso;
– Realizar trabalho preventivo com foco na saúde mental e nos problemas de ensino-aprendizagem;
– Estimular o convívio discente a partir de projetos culturais e esportivos que valorizem a diversidade;
– Enriquecer as atividades pedagógicas colaborando para o desenvolvimento dos saberes (ser, conhecer e agir);
– Elaborar e realizar junto com a Coordenação Acadêmica um programa de formação permanente dos professores da FARR;
– Apoiar os eventos e as atividades que tenham a participação do corpo docente e discente da FARR;
– Promover pesquisas que colaborem na busca da compreensão do espaço acadêmico e na elaboração de estratégias pedagógicas que auxiliem na qualidade do ensino.